Opções em Ubatuba: Projeto Tamar e Aquário

Estamos em plenas férias escolares de verão e tem muita gente na praia - aqui na região do Vale do Paraíba, as pessoas descem em peso para o litoral norte de São Paulo. Em Ubatuba tem dois locais incríveis - que não são praias - pra levar as crianças: o Projeto Tamar e o Aquário. Os dois ficam bem próximos e podem facilmente ser visitados no mesmo dia.

Projeto Tamar - link: Projeto Tamar em Ubatuba


O Projeto Tamar, criado há mais de 35 anos com intuito de estudar e proteger as diferentes espécies de tartarugas que existem no litoral brasileiro, tem vários centros de visitantes espalhados pelo Brasil. O de Ubatuba é o único no estado de São Paulo, e o local foi escolhido por ser um ponto importante de alimentação das tartarugas.
O centro do projeto em Ubatuba não é muito grande (conheço o da Praia do Forte, que é bem maior), tem alguns tanques com tartarugas enormes, monitores que seguram tartaruguinhas para as crianças verem e tocarem, uma sala com esqueletos e réplicas de tartarugas, 
Numa outra área, há uma pontezinha onde as tartarugas nadam por baixo, e um tanque onde é possível vê-las bem de pertinho, malinhas amaram.

Como em todos os centros de visitantes, há uma lojinha no final do passeio. Há também palestras e cursos, para saber mais é só consultar o site. Considero um passeio maravilhoso para as crianças, pois além da interação com os animais também se fala bastante da questão da poluição dos mares e das consequências para os animais, super educativo.
Preço do ingresso: R$ 19 inteira, crianças até 12 anos pagam meia menores de 1,20m não pagam

Aquário de Ubatuba - link: aquariodeubatuba.com.br


O aquário fica bem pertinho do projeto Tamar e dá perfeitamente para conhecer ambos numa mesma tarde, como fizemos. Ele é bem menor que o aquário de São Paulo, mas tem várias atrações interessantes - os pinguins que nadam bem pertinho e as águas vivas, os malinhas adoraram.
Mas sem dúvida a parte mais legal é o tanque de contato, um tanque bem rasinho com estrelas do mar e outras espécies, onde é possível tocar os bichinhos vivos. Um monitor fica ali pra explicar e auxiliar. Fora do tanque também há conchas e cascas de animais marinhos que podem ser tocadas.
O aquário faz também resgates e reabilitação de animais capturados ou encontrados fora de seu habitat, no site há vários relatos. Eles participam também de diversas iniciativas e campanhas de preservação e controle de poluição.
Sem dúvida, um passeio muito legal para os pequenos. Os ingressos custam R$ 28 inteira, crianças de 3 a 17 anos pagam meia, menores de 3 anos não pagam.
Nós fomos num dia frio de inverno, num bate-e-volta, então estavam os dois lugares bem vazios e tranquilos - certeza que no verão ficam mais lotados. Mas ambos são encantadores, os malinhas adoraram e planejamos voltar logo, com eles maiorzinhos.

Comentários